Atalhos

Menu (Alt+M) Conteúdo (Alt+C) Pesquisa (Alt+P)

Ensino Lúdico

Início
oralidade

qual_e_o_tema

O educador indicará um participante para iniciar a atividade. Em seguida, o educador pode dizer, por exemplo: O tema é cidades. O aluno indicado deverá dar início à atividade dizendo o nome de uma cidade; Rio de Janeiro, por exemplo. O companheiro seguinte deverá dizer rapidamente o nome de outra cidade.

Leia mais...  

feijoada_1

A culinária do nosso país é uma das mais variadas do mundo, tratá-la em sala de aula é bastante prazeroso. Nessa atividade o professor poderá apresentar alguns pratos típicos brasileiros e, com algumas adaptações, também abordará tópicos da culinária regional.

Leia mais...  

nova_musica

Ideal para trabalhar aquisição de vocabulário, seja em língua materna ou estrangeira, além de questões culturais, principalmente se o cantor for de outro país. O professor pode fazer adaptações de acordo com o assunto que for abordar, por exemplo: corpo humano, profissões, países, família, etc.

Leia mais...  

digame_un_digrafo

O professor deverá recortar quadrados de 5cm por 5cm e neles escrever em letras grandes os encontros consonantais: bl, br, cl, cr, dr, fl, fr, gl, gr, pl, pr, tl, tr, vr e os dígrafos: ch, lh, nh, rr, ss, gu, qu, sc, sç, xc. Após isso passar contact em cima dos quadrados e colocá-los em um saco.

Leia mais...  

discutindo_o_texto

Antes da dicussão de um texto, o professor solicita a um aluno que escolha um parágrafo do mesmo e o leia em voz alta até a metade. Este mesmo aluno escolhe um colega para dar continuidade à dinâmica e decide se o "ajudará" ou se apenas assistirá. Em seguida o aluno escolhido terá que localizar...

Leia mais...  

dinamica_de_los_deseos

Os alunos escolherão uma tira de papel que estará em um envelope. Cada tira terá uma solicitação ou desejo que será feito a um colega, a pessoa escolhida para realizá-la seguirá com a dinâmica escolhendo outra tira e assim seguirá até que todos teham participado.

Leia mais...  

o_passeio_dos_animais

Após escolherem seus animais, cada grupo falará ao rei da selva suas escolhas. Ele iniciará o passeio com um rugido, e logo em seguida chamará, pelo alto falante, os outros animais para um desfile. Exemplo: Atenção macacos, hora de passear, venham todos para cá. Vamos nos divertir!

Leia mais...  

What_you_know_about

Além de poder ser realizada em qualquer idioma, essa atividade alia duas verdades pedagógicas: uma é que se deve, sempre que possível, partir daquilo que os alunos já sabem; a outra, que só a partir de conteúdos significativos se consegue motivar os alunos.

Leia mais...  

o_que_e_isso

O professor deverá escolher alguns objetos (sejam impressos ou reais) de forma que os alunos não os vejam. Em seguida pegará um e dará pistas para que os alunos descubram qual é o objeto. Os alunos tentarão adivinhar dizendo o objeto que lhe vier à mente. O professor deverá dificultar quando sentir necessidade.

Leia mais...  

palavra_sonora

O professor deverá falar uma palavra chave, ele contará uma história, todas as vezes que está palavra for dita as crianças deverão bater palmas ou imitar um outro som a ser determinado pelo condutor. Nessa mesma atividade o professor poderá utilizar o assunto que foi abordado na aula anterior a fim de revisar o conteúdo.

Leia mais...  
Powered by Tags for Joomla